Informativo da Associação de Moradores e Amigos do Solar da Serra - AMASS

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Sobre nossa atuação - AMASS

Recebemos hoje a convocação para a próxima Assembleia Geral Extraordinária do Condomínio Solar da Serra. Será no dia 26 de abril, a partir de 8 e meia da manhã, em primeira chamada. Isso significa que ela começará, como sempre, às 9 horas.

A pauta formulada pela Administração é extensa e, entretanto, está incompleta. A convocação não mencionou as decisões da AGE anterior sobre a necessidade de apresentação de um planejamento financeiro (impacto dos novos acordos no fluxo de caixa do condomínio) e sobre a formação de uma nova comissão de moradores para tratar de obras e meio ambiente. A minha sugestão é alertar os presentes sobre esses pontos logo no início dos trabalhos, para que sejam os dois pontos incluídos na pauta.

Será mesmo uma AGE longa, o grau de enfrentamento ou de entendimento é que será decisivo para que ela não se torne improdutiva e traumática. Os ânimos exaltados, a extrema dificuldade para ouvir e debater com respeito e calma os assuntos importantes de nossa comunidade, tudo que afasta muita gente desse tipo de reunião, poderá se repetir no dia 26. Esperamos que não.

Mas também acho que nossa intervenção deva ser firme. Como grupo associado temos o dever de prestar atenção nos assuntos que afetam nossas vidas, nosso cotidiano comum. Por isso mesmo, aliás, é que mantemos este espaço de divulgação, o Galo da Serra. Porque não queremos esconder nossas convicções e nem temos medo de debatê-las publicamente.

Infelizmente, já ouvimos dizer que nossa atuação seria um "governo paralelo", e que somos "do contra", que não confiamos no gestor etc. Assim como a anterior, a atual gestão, em resposta a um ofício encaminhado pela AMASS questionando alguns pontos da Ata da última AGE, simplesmente declarou que não reconhece a legitimidade de nossa Associação. Curioso.

Não achamos correto o tratamento dado aos nossos associados, pelo simples fato de que todos somos moradores proprietários do Solar e também pagamos nossas taxas em dia. A maioria dos associados da AMASS frequenta e participa das Assembleias, então por quê o síndico não reconhece nossa legitimidade? Porque, na verdade, ele parece não querer que ninguém mais participe do trabalho comunitário. Se eu não estiver muito enganado, acho que aqui não elegemos prefeitos, autoridades máximas, mandatários políticos. Diferentemente destes, o síndico é nosso igual. É um morador e/ou proprietário de fração ideal da nossa propriedade (posse) coletiva. Não há qualquer hierarquia, mas apenas atribuição de funções administrativas a quem for escolhido pela Assembléia dos condôminos. Seria até muito mais natural que o síndico estivesse aberto à colaboração de quem, como ele, se preocupa com os assuntos comunitários.

O que sentimos, lamentavelmente, é que há pouca transparência na atual gestão. Falta comunicação, falta informação. Essa falta de informação, aliada ao clima de disputa, é que transforma as assembleias em campos de batalha. Sempre defendemos que as assembleias deveriam ser melhor preparadas; que as pessoas chegassem para decidir sobre assuntos conhecidos previamente, divulgados e até discutidos com antecedência. Isso poderia antecipar as contradições, mas também os acordos e, de algum modo, faria com que as reuniões fossem mais objetivas e cordiais. Não será evitando o debate que chegaremos a ver o Solar da Serra, ao mesmo tempo, desenvolvido (implantado) e preservado (vivo). O síndico não será obviamente tutelado por ninguém, mas a lei exige, senão a participação, a fiscalização da gestão dos bens e recursos comuns do condomínio. Isso é direito de qualquer um de nós, melhor exercido quando feito associativamente.

A AMASS existe de direito e de fato. É uma entidade que depende apenas de nossa vontade e de nossos compromissos assumidos estatutariamente. Ninguém é obrigado a ela se associar, nem a ela permanecer associado, não cobramos taxas, não buscamos lucro, nem temos a pretensão de representar todos os condôminos, mas, na defesa de nossos interesses e na busca de realização de nossos objetivos, temos o poder de provocar debates e influenciar decisões para todos. Não fugimos dessa responsabilidade.

Nenhum comentário:

Leitores

O que você acha da instalação de antena de celular no Solar da Serra?

Na sua opinião qual dos investimentos abaixo é mais urgente

Na sua opinião, quais dos serviços abaixo gostaria de ver implementado ou aprimorado no Solar

Colaboradores

Seguidores